quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PSÍCO-MOTOR:


NÍVEIS DE CONDICIONAMENTO DIFERENTES - PSÍCO-MOTOR:
Nível - I ( Adaptação) = Consiste em adquirir o hábito da caminhada, os alunos que quiserem participar de um grupo de corrida se forem sedentários deverão seguramente passar por um período de caminhada, para que o organismo se adapte à solicitação de esforço ao qual não estava acostumado, neste nível devem ser enfatizadas as caminhadas. Principalmente para aquela pessoa que chega na academia sem ter muitas noções de atividades físicas e sequer sabe qual o tipo de calçado para se praticar corrida. Não há teste neste nível, pois não faz sentido exigir algo de alguém que está conhecendo uma atividade, e temo que se fizéssemos este possa se sentir constrangido ou psicologicamente abatido com o resultado ( caso este venha a ser negativo ), Isto ao revés de incentivar prejudica a adequação do aluno ao próximo estágio.
Nível - II ( Iniciantes ) = É neste nível que iniciamos com os treinos de caminhada misturados com breves trechos de corrida, o professor deve aqui dar uma importância bastante grande na mensura da freqüência cardíaca, esta deve ser anotada na “TABELA DE TREINO”, nesta tabela também se insere a prescrição do treino. Também haverão corridas contínuas, mas estas aqui são feitas sem qualquer obrigação de ritmo, as distâncias já são estabelecidas com antecedência pelo professor, mas o tempo a ser feito deve ser no máximo sugerido, mas nunca cobrado. É efetuado neste nível o teste dos 1800 metros para que seja avaliado qual o exato condicionamento físico do corredor. ( 30 min. Como mínimo e 45 como máximo )
Nível -III ( Intermediários ) = Neste nível se iniciam as corridas continuas, porém agora o corredor já começa a ter uma maior noção de tempo e velocidade. Aqui será feito o teste dos 12 minutos mais conhecido como teste “Cooper”, tanto para avaliar como para valorar a aquisição do nível efetuada pelo aluno, como há no karatê o exame de faixa será inserido o “teste dos 12”, este teste será direcionado uma vez a cada 3 meses para ver ser houve ou não progresso,haverá uma tabela específica para isto. Os treinos intervalados agora têm como descanso ativo não uma caminhada senão um trote, sendo que o tempo dos treinos contínuos é a partir deste nível aumentado progressivamente, teremos aqui como tempo formativo do nível o que equivale como um mínimo de 45 até o tempo de 1h. 10min. Como máximo, além disto o indivíduo passará ao próximo nível, sendo este tempo válido somente para a corrida que seja executada em um ambiente natural já que a esteira proporciona uma evidente facilidade.
Nível -IV ( Avançados ) O aluno começa aqui com uma série de treinamentos mais complexos como o treino de morro, longão ( caso seja necessário ) intervalado com bastante objetividade, o tempo agora para a aquisição de nível não é mais obrigatório já que a pessoa não precisa ter como apreço corridas mais longas, porém para quem o quiser será estipulado o tempo que vai de 1h e 10 min. Até 2h de corrida contínua, o que equivale a uma meia maratona ( 21 Km )
Nível -V ( Específico ) Direcionado exatamente para o objetivo específico de cada aluno, sendo que se este visa somente manter um condicionamento físico não poderá estar neste nível pois os objetivos deste são obrigatoriamente competitivos, pode ele ficar no nível II por exemplo em que as corridas vão de 20 à 45 min. O que é perfeitamente cabível para que se mantenha um condicionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário